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Dica 6 – 4 p´s do mkt

Neste tópico das Dicas fundamentais do Marketing Digital, vamos falar de um conceito já bem conhecido por aqueles que trabalham com marketing, os 4 P´s do Marketing.

Dicas fundamentais do Marketing Digital - parte 6

São eles:
• Produto/Serviço
• Preço
• Promoção
• Praça (Ponto de venda)

Conhecendo bem estes tópicos, você irá conhecer e situar melhor seu produto/serviço no mercado, e com isso oferecer uma melhor qualidade com preços justos e mais competitivos ao seu público alvo.

Além disso, os 4 p´s auxiliam em seu contato com os clientes e com os fornecedores, o que fará com que você defina melhor seu local de venda, seja físico ou online.

1º P – Produto / Serviço

Nós já tratamos um pouco deste tema nos assuntos anteriores. Ao falarmos sobre nossos clientes, concorrentes e fornecedores, estamos pensando em nosso produto.
O que iremos comentar neste post será uma outra visão de seu produto, uma visão de seu cliente.

Uma pergunta que você deve fazer ao estruturar seu produto/serviço é: O que ele traz de vantagem/benefício que os outros produtos, sejam dos meus concorrentes diretos ou indiretos, não trazem?

Respondendo esta pergunta você consegue ter uma visão melhor se seu produto poderá ser melhor aceito no mercado.

Contudo isto é um dos pontos iniciais em seu processo de fechar um produto/serviço. Realizar estudo de mercado, de aceitação, colocando seu produto para teste com pessoas próximas e com pessoas aleatórias e conferir seus feedbacks. São etapas que devem ser muito bem preparadas para que seu Produto fique mais atrativo para seus clientes.

Pensando em fornecedores e concorrentes, ainda há outras perguntas e etapas para a formulação final de seu produto. Aqui temos a intenção de colocar algumas dicas.

Quer saber um pouco mais sobre as Dicas Fundamentais do marketing digital para seu negócio? Entre contato com a gente, e nos mande uma mensagem.

Se perdeu alguma de nossas dicas anteriores, elas estão disponíveis em nosso site também!

Os próximos tópicos  das Dicas fundamentais do Marketing Digital continuarão vindo às terças e quintas, fique atento(a)!

2º P – Preço

Após tratarmos sobre o primeiro P – Produto/Serviço, vamos falar brevemente sobre o segundo P – Preço.
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Assim como seu Produto/Serviço, o preço poderá definir a aceitação de seu produto por seus clientes, sendo essencial para seu posicionamento no mercado.
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Podemos citar um exemplo em que é colocado um preço mais alto em determinado produto para dar a impressão de exclusividade e de qualidade. Porém, em alguns casos, isso pode gerar estranheza se comparado com seus concorrentes que podem estar vendendo a um preço bem mais baixo.
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Outro exemplo que pode dar errado é dar ao produto um preço extremamente baixo. Em geral, preços baixos nos remetem a produtos com baixa qualidade ou com menos benefícios. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Há algum tempo, o empresário definia qual seria seu lucro e com isso definia o preço do seu produto, hoje, o mercado dita em grande parte o preço dos produtos.
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Alguns pontos que devemos estudar para definir o preço de venda:
• Oferta
• Consumo
• Concorrentes
• Volume de venda
• Custos
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Estes são pontos que devem ser cuidadosamente analisados para a definição do preço final.
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Lembrando que o cliente não abre mão de segurança na hora da compra, de um nível mínimo de conforto e de bom desempenho.
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Contudo, a estratégia de preço escolhida para sua empresa poderá sofrer alterações com o andamento das vendas. Fique atento aos números do seu controle de caixa!

3º P – Promoção

Este tópico não diz respeito a descontos! A promoção aqui referida tem como objetivo fazer a divulgação de seu produto/serviço e promovê-lo.
Neste ponto, vale ressaltar como definir o público alvo, quem será o cliente. Este assunto já foi tratado brevemente no início desta série de dicas e pretendo reforçá-lo aqui, pois a promoção de sua empresa será mais eficiente se for feita para o público certo.

Você pode fazer essa divulgação de várias formas (online, panfletos, eventos, entre outras), porém, o mais importante é fazer bem direcionada. Não há uma regra que irá funcionar para todos. Um estudo detalhado de seu produto e de seu cliente se faz importante para não desperdiçar tempo e dinheiro.

Hoje, o Marketing Digital se tornou de extrema importância para a promoção da maioria das empresas. Apesar da constante mudança nos mecanismos de busca e na forma de divulgação nas redes sociais como o Facebook e Instagram, o meio online ainda é vantajoso, pois nele você consegue direcionar seu investimento para pessoas que tem mais ligação com o seu produto.

Vemos também, em alguns segmentos, que somente oferecer o seu produto, mostrando a imagem dele com seu valor, não gera bons resultados. Hoje temos que oferecer mais do que o produto em si, temos que mostrar valor para o cliente, mostrar que ao comprar seu produto/serviço, ele está levando muito mais, seja em qualidade do material, ou durabilidade maior ou até mesmo um conceito como produtos sustentáveis e orgânicos.

Entretanto, você pode até escrever sobre como o seu produto/serviço é o melhor que ele pode comprar, mas o consumidor só vai acreditar quando ele realmente puder comprovar. Por isso, venda o que você de fato produz!

Para finalizar, continue promovendo seus produtos para seus clientes, sejam produtos similares ou novos. Promova para aqueles que possam ser divulgadores de seus produtos, pois sabemos a força que tem uma indicação!

4º P – Ponto de Venda

Neste assunto, temos que pensar em Conveniência para o cliente. Quando pensamos em vender nossos produtos, temos que nos colocar no lugar dele e reconhecer qual será o melhor local de acesso e visibilidade para que consigam adquirir nossos produtos/serviços.

O e-commerce hoje se faz uma ferramenta super importante para visibilidade de sua empresa.

Contudo, apesar de ano a ano vir aumentando o número de pessoas (mais de 55 milhões em 2017) que já compram pela internet, a loja física se faz necessária para muitos clientes como um ponto de apoio e confiabilidade da empresa.

Para uma loja física, há pontos importantes de serem avaliados antes da escolha. Abaixo alguns exemplos:
• Há outros comércios próximos? Se sim, quais tipos? Seria um público alvo semelhante ao seu?
• Os concorrentes estão disputando a mesma região que você?
• O acesso dos seus clientes/fornecedores/distribuidores é fácil?

Após escolher seu local, o próximo passo será preparar a loja para receber os clientes. Alguns pontos importantes a serem avaliados na estrutura da loja:
• O espaço interno é de fácil locomoção dos clientes?
• Organize as mercadorias por seções bem definidas.
• Mude a decoração de tempos em tempos ou em datas comemorativas, como no Natal por exemplo, ajuda a dar vida nova a sua empresa.

Se você estiver vendendo somente online, seu site é extremamente importante para passar para seu consumidor a impressão que é uma empresa séria e confiável.

Ao se pensar no site, temos que levar em consideração vários pontos importantes, abaixo destaco alguns deles:
• Domínio, Hospedagem, Segurança, Plataforma de criação, imagens dos produtos.

Uma dica que deixo é que ao se pensar em venda online, leve em consideração a segurança de seu site e a experiência do usuário muito a sério. Quanto mais fácil for para finalizar a compra com confiança, maior a chance de melhorar os resultados de vendas.

Esta etapa dos 4 P´s do Marketing se encerra por aqui, mas ainda iremos trazer outros assuntos importante relativos ao Marketing Digital.

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